top of page

Parque Estoril faz história na cidade de São Bernardo

  • Natalie Seifer
  • 16 de out. de 2018
  • 3 min de leitura

O Parque Estoril está aberto das quartas-feiras aos domingos para visitantes

Foto: Natalie Seifer

Foto da entrada do Parque Natural Municipal Estoril, em São Bernardo do Campo

Frequentar parques públicos é uma alternativa de lazer para quem quer gastar pouco. A cidade de São Bernardo possui cinco parques, Chácara Silvestre, Raphael Lazzuri, Salvador Arena, Estoril e da Juventude. Cada um deles tem características particulares que permitem que o “público” faça piquenique, pratique ginástica, caminhada, trilha e que possa passar um tempo fora de casa em contato com a natureza.


Em 1952, a prefeitura de São Bernardo percebeu que não existia nenhum parque ou praça na cidade. Então, em 1953 um acordo com a empresa de eletricidade Light Company (dona de um terreno de 60 mil m² situado na região do Estoril) permitiu que, no ano seguinte, iniciassem a construção do parque, inaugurado em 01 de maio de 1955. Aos poucos, com as suas administrações seguintes o parque foi ganhando melhorias. Hoje possui uma infraestrutura como sanitários e vestiários, instalações de esculturas e brinquedos, além de uma capela.


Logo que o parque foi inaugurado ele se tornou a principal atração de São Bernardo, mas durando a administração do ex-prefeito da cidade, Antônio Costa (1977-1983) o local foi abandonado fazendo com que seus frequentadores parassem de ir até lá pela falta de condição do parque. Com entrada de Aron Glante (1983-1988) no governo e a ajuda de Waldir dos Santos, presidente da PROSB, e responsável pela manutenção daquele ponto de atração turística o parque foi recuperado e reinaugurado.


Em 2013 o parque foi transformado em uma Unidade de Conservação da Mata Atlântica, apresentando mais de 90% da mesma em sua área garantindo assim a preservação dos recursos naturais ali existentes. Tendo então, a alteração do nome para Parque Natural Municipal Estoril – Virgílio Simionato. Hoje em dia, o local traz diversas atividades para serem realizada como, teleférico, viveiro escola, pedalinho, stand up, caiaque, jardim sensorial, área de piquenique, área para caminhada, o Museu da Arte ao Ar Livre e a represa Billings.


O Engenheiro Eletrônico Eduardo Rocha, que mora no Jardim Hollywood, em São Bernardo, conta que quando era mais jovem seu pai sempre o levava ao Estoril e hoje frequenta o parque pelo menos uma vez por mês para levar sua filha de apenas 1 ano e meio. “A primeira vez que eu trouxe a Mariana no parque ela tinha apenas nove meses e adorou. Eu e minha esposa sempre trazemos ela aqui para passear no teleférico, no pedalinho e no zoológico. Acho que hoje em dia é importante tirarmos nossos filhos um pouco de casa e deixar eles terem contato com a natureza”.


Atualmente o parque trabalha com alguns projetos voltados para crianças e adolescentes, como, a Escola Livre de Sustentabilidade, na qual o objetivo é contribuir com a formação socioambiental por meio de oficinas de práticas sustentáveis realizadas no parque. Nesse momento estão ocorrendo mudanças no formato, por isso o projeto não está sendo oferecido. E no mês de agosto, a prefeitura da cidade iniciou um novo projeto junto ao parque, o “Guia de Atividades de Educação Ambiental”, no qual os professores de escolas públicas terão a oportunidade de levar os alunos ao Estoril com o objetivo de apresentar um pouco mais da biodiversidade local para eles


Há também um zoológico, que apresenta cerca de 250 animais e mais de 60 espécies, o local se preocupa em trazer a exposição de animais silvestres como, anta, araras azuis, corujas e jiboias. A maioria desses animais são resgatados do tráfico e do comércio ilegal, e chegam ao zoológico com traumas e machucados.


A estudante Agnes Gonçalves que vive no bairro Rudge, em São Bernardo, diz que sempre gostou de ir em parques“Eu sempre gostei de passear em parques, atualmente eu frequento bastante aqui, eu e meus amigos gostamos muito de fazer piqueniques e ficar a beira da represa, as vezes quando estou sozinha também gosto de sentar na grama e ler um pouco”.


 
 
 

Comments


Blogs Parceiros
Posts Recentes
Arquivo de Posts

© 2023 by Jessica Priston. Proudly created with Wix.com

bottom of page